quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Projeto de Lei que dispõe sobre os serviços de táxi de São Leopoldo.

        Hoje a noite em sessão ordinária na Câmara de Vereadores, será votado o Projeto de Lei n° 894, que dispõe sobre os serviços de táxi de São Leopoldo.
        Farei o possível para que o projeto em questão seja retirado da pauta de votação, uma vez que entendo que há muito que se debater. Caso eu não consiga retirar, meu voto será contrário a nova lei.

Feliz e abençoado Natal!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

PT elege delegados para votar nas prévias


Militantes do Partido dos Trabalhadores elegeram domingo (11/11), no Ginásio do Colégio Gustavo Schireiber, os delegados que irão decidir qual será o candidato para prefeito do PT, a ser indicado no próximo dia 17. Um total de 1.822 filiados compareceu as urnas para indicar quantos delegados irão compor cada uma das seis chapas inscritas, para apoiarem um dos dois pré-candidatos:  Nado e Paulo Borba.

Ao todo serão 320 delegados, representando seis forças políticas do PT: Chapa 1 – Por sonhos e lutas, teve 108 votantes, dos quais, pela proporcionalidade, poderão indicar 19 delegados. A Chapa 2 – Socialismo Amplo de luta, apresentou 132 votos e poderá ter 23 delegados. Já a Chapa 3 – Unidade e Socialismo 21, fez 314 votos, 55 deles serão delegados no Encontro Municipal do PT. Pela Chapa 4, denominada A esperança é vermelha, 626 militantes inscreveram-se, 111 destes serão delegados. A Chapa 5, da Democracia Socialista, apresentou 382 nomes, sendo destes 68 delegados. A Chapa 6, cujo nome é Para Vencer São Leopoldo, contou com 251 eleitores, destes 44 serão delegados.

O Encontro Municipal do PT será no dia 17 e segundo o presidente Walter Leo Verbist, nessa oportunidade será definida a tática eleitoral que o partido vai adotar nas próximas eleições, bem como as políticas de alianças e as diretrizes que irão balizar como o PT vai proceder na disputa para prefeito e vereadores em São Leopoldo.

Juliana Leal
Jornalista Bancada PT
Fone: 3579-9200

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Fleck participa da 2ª Audiência Pública para revitalização da Rua Grande

     O vereador Carlinhos Fleck (PT) participou da 2ª Audiência Pública (AP) sobre a revitalização da rua Independência, na última segunda-feira, dia 5. O debate ocorreu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), contando com a participação de representantes do poder público municipal e de comerciantes da popular Rua Grande. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Fernando Menezes, apresentou o projeto com modificações sugeridas pelos cidadãos na 1ª Audiência, realizada em abril e guiou o debate.
     Na oportunidade, foram destacados pontos chaves do projeto, como a importância da reforma do sistema de esgoto da rua, que vai separar o esgoto cloacal do pluvial e aumentar o número de bocas de lobo ao longo da rua, evitando alagamentos. Outro ponto importante, apontado pelo Secretário, foi a reforma das redes lógicas (as que incluem cabos de telefonia e internet) e elétricas, que irão melhorar a prestação de serviços na rua. O secretário ainda destacou que o projeto não está estagnado. “Há reunião entre as secretarias envolvidas todas as sextas-feiras, para que o projeto siga melhorando até o início das obras”, divulgou Menezes.
    O Secretário também informou que a prefeitura fará a contratação de uma só empresa, a qual realizará as reformas necessárias, assumindo toda a responsabilidade e agilizando a conclusão das obras.
   O estacionamento somente no lado esquerdo da rua foi abordado do ponto de vista da acessibilidade. Menezes afirmou que é preciso reduzir o estacionamento para que as calçadas sejam alargadas. “Se levarmos em consideração que as orelhas (partes de alargamento da calçada, onde o comércio pode estender-se) vão ser eliminadas completamente, haverá uma compensação de espaço, pois hoje estes artifícios para alargar a calçada em alguns pontos também tiram vagas de estacionamento”, avaliou.
   Quanto ao assunto das mesas dos bares, o arquiteto Sidnei Ilhosa, citou a lei que rege o passeio público. Ela obriga que equipamentos urbanos como lixeiras, postes, árvores e piso tátil para deficientes sejam instalados próximos ao meio fio, deixando espaço para as mesas apenas no lado interno da calçada.
    Em sessão plenária na Câmara de Vereadores de São Leopoldo, na noite de ontem, dia 6, Carlos Fleck registrou o descontentamento com a ausência dos empresários que ainda não conhecem o projeto. Além do vereador, a mesa de autoridades foi composta pela diretora de projetos do Sebrae, Maria Anunziata; por Cristina Stürmer, representando a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de São Leopoldo (Acis-SL); Sandro Cassel, presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur); por Nilo Renato Pereira, do Unicomércio e José Derdi, diretor de eventos da CDL/SL.


Texto e fotos: Rodrigo Blum, edição Juliana Leal

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Famílias do Rio dos Sinos

       No ultimo dia 04/11 o vereador Carlinhos Fleck esteve reunido com os moradores do Rio dos Sinos, Proame e Secretaria de Habitação (SEMHAB).
      O objetivo do encontro foi ouvir o parecer da SEMHAB e as reivindicações dos moradores e famílias que terão que deixar suas casas, pois residem próximas ao dique, onde correrá a extensão de uma Avenida em construção que se ligará a Av. Mauá.

Estrutura das Feiras Populares é inaugurada

O vereador Carlinhos Fleck (PT) participou, terça (8/11), da inauguração da nova estrutura das feiras populares (barraca), garantida pelo projeto de Agricultura Urbana e Peri-urbana de Economia Solidária. A cerimônia ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura e contou com a presença do prefeito Ary Vanazzi, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Fernando Menezes e o vereador Carlinhos Fleck.
Além da barraca, o gesto simbólico, que comemora a aprovação do projeto, foi inaugurada uma série de equipamentos do novo Centro de Comercialização de Economia Solidária / Feira Popular. O prefeito Vanazzi elogiou a estrutura das barracas pela praticidade de montagem e por sua resistência. Segundo ele, elas irão servir à Economia Solidária de São Leopoldo por muitos anos.
De acordo com Carlinhos Fleck, a nova estrutura das feiras populares trará muitos benefícios aos pequenos agricultores e expositores. “Esse projeto foi articulado na época em que estive à frente da Semedes. Será um ganho para a economia popular de nossa cidade, pois os feirantes terão qualidade aos expor seus serviços”, salientou.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Jogo Beneficente Amigos da APAE/SL x Deputados Federais

Domingo grandioso... Foi um jogo espetacular!
Ajudei em campo.

Resultado: Amigos da APAE 5 x 4 Deputados Federais





Redutores de velocidade no centro da Scharlau são reivindicação do mandato de Carlinhos Fleck (PT)


O vereador Carlinhos Fleck (PT) está discutindo com a comunidade do bairro Scharlau a necessidade de reduzir urgentemente a velocidade nos cruzamentos da Av. Thomas Edson e arredores. Com a vinda de alguns bancos para junto da avenida e a ampliação dos comércios, tem aumentado o número de pedestres, automóveis e consequentemente o número de acidentes. “Paralelo a isso, a irresponsabilidade de alguns motoristas que trafegam em alta velocidade tem causado inúmeros acidentes”, avalia Fleck.
                Diante deste fato, o vereador tem se mobilizado para encontrar soluções para esse grave problema. “Não precisamos esperar que um de nossos familiares ou amigos morram para tomarmos providências”, alertou. Diante disso, Fleck e a comunidade estão organizando um abaixo assinado solicitando providências para os pontos mais críticos na avenida. As imagens anexas são do último acidente que ocorreu no dia 5 de novembro.

Comitiva composta por Carlos Fleck (PT) conhece experiência de shopping a céu aberto em Curitiba

       O vereador Carlinhos Fleck (PT) integrou uma comitiva que foi à Curitiba conhecer a revitalização do Entorno do Paço da Liberdade, que se tornou um “Shopping a céu aberto”. A agenda foi realizada no período de 31 de outubro a 1º de novembro. Participaram dessa comitiva, o diretor regional do SEBRAE Marcos Copetti e a coordenadora da mesma entidade, Maria Anunciata, que dirige o projeto UNICOMERCIO (trata da revitalização do comércio na Rua Independência e na região da Feitoria/SL).

          Conforme Carlinhos Fleck, a viagem teve como objetivo conhecer a experiência e as dificuldades enfrentadas pelo SEBRAE/PR e empresários na revitalização da via curitibana, que se assemelha a Rua Independência/SL. Em São Leopoldo, a administração municipal está construindo um projeto de revitalização da principal rua da cidade, resgatando sua história, e beleza arquitetônica. “A intenção é devolver ao município o tradicional “glamour” da Rua Grande”, destacou Fleck.


          Durante a agenda em Curitiba, a comitiva participou de um painel apresentado na sede do SEBRAE, depois almoçou na região beneficiada pela revitalização e, em seguida, visitou o Entorno do Paço da Liberdade. “Tivemos contato direto com os benefícios do projeto de revitalização e conversamos com os comerciantes para sentir seu nível de satisfação”, salientou o vereador.

          Segundo Carlinhos Fleck, o início e o convencimento dos empresários foi uma tarefa difícil. “Hoje não existe nenhum deles que seja contrário e reconheça os avanços obtidos”, disse.  Ele observa ainda que as fachadas recebem pequenas placas publicitárias, valorizando as linhas arquitetônicas dos prédios.


segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Vereador Fleck (PT) conhece experiência de shopping a céu aberto em Curitiba

                Como presidente da Comissão de Obras da Câmara Municipal, o vereador Carlos Fleck (PT) está em Curitiba, nesta segunda-feira (31/10), para conhecer o projeto “Shopping a Céu Aberto”. Trata-se de uma missão do poder legislativo, poder público de Curitiba e entidades empresariais lideradas pelo SEBRAE. O projeto é referência em comércio de rua e caracteriza-se por ações de revitalização de pontos comerciais, tornando-os mais atrativos para o consumidor. É uma iniciativa baseada no associativismo empresarial, em parceria com agentes públicos e privados. A experiência apresentada será o Projeto Revitalização do Entorno do Paço da Liberdade, uma parceria do SEBRAE/PR, FECOMÉRCIO/PR e Prefeitura Municipal de Curitiba.  
Para o vereador Carlos Fleck, conhecer o projeto de Curitiba enriquece a posposta que existe em São Leopoldo para revitalização da Rua Independência. “Na época em que fui secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Social começamos o debate sobre a revitalização da Independência, cujo o projeto seria executado pela Secretaria municipal de Planejamento em parceria com a Semedes. Nosso objetivo é conhecer experiências de outras cidades para aprimorar o Projeto de Revitalização da Rua Grande”, esclareceu. A programação da atividade segue o dia todo com a apresentação da experiência de Curitiba e visita ao local.    

Carlos Fleck (PT) acompanha multidão na 1ª edição da Marcha para Jesus em São Leopoldo


                   Acompanhado de lideranças políticas e religiosas, o vereador Carlos Fleck (PT) e uma multidão de fiéis prestigiou a 1ª edição da Marcha para Jesus, realizada no último sábado (29/10), no município. Com o tema “Por uma família melhor”, a caminhada percorreu a Rua Independência no sentido contrário, chegando até o Largo Rui Porto, na Avenida Dom João Becker (Centro). De acordo com a Guarda Municipal, a marcha reuniu mais de 10 mil pessoas, que vieram de várias cidades gaúchas e de Gaspar, em Santa Catarina. O evento aglomerou evangélicos, católicos e luteranos.  “Foi um ato ecumênico sem cunho político. O objetivo do evento foi refletir sobre a importância da família e esse tema é fundamental para a sociedade de hoje”, afirmou Carlos Fleck. No final do percurso, os fiéis participaram do “Louvorzão” com a atração nacional “Ministério Ipiranga”.
                Entre as autoridades presentes estavam: o prefeito Ary Vanazzi; o secretário municipal de Planejamento, Paulo Borba; o presidente do Conselho de Patores, Rudimar Couto; o representante do governo do Estado, Eberson Fernandes e os organizadores, Rose Guiné e Edson Brow. O evento acontece no Brasil desde 1993. A primeira edição ocorreu em São Paulo com a presença de 350 mil pessoas. A edição deste ano, no Estado paulista, contou com 5 milhões de participantes. A Marcha para Jesus estréia em São Leopoldo no sábado, dia 29 de outubro. A concentração está prevista para às 13h, na Rua Independência com a Avenida João Corrêa. O percurso encerra no largo Rui Porto, onde haverá o “Louvorzão” com a atração nacional Ministério Ipiranga. A atividade é promovida pelo Conselho de Pastores Evangélicos. Mais informações no site: http://www.marchaparajesussl.com.br/


Almoço no DCL discute segurança pública


O vereador Carlinhos Fleck, juntamente com demais autoridades, lojistas, delegados, tenentes da Brigada Militar e secretarias de Segurança Pública (Semusp) e Desenvolvimento Econômico e Social (Semedes) estiveram presentes no auditório do CDL no dia 20/10 para discutir a segurança pública do município. Representantes da polícia apresentaram dados sobre a redução da violência no município desde a integração dos trabalhos pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGIM). Após a apresentação, a entidade ofereceu um almoço.
Durante o encontro autoridades mostraram aos lojistas presentes o resultado das ações integradas entre polícia civil, brigada militar e guarda municipal. De acordo com o material apresentado, 30% dos foragidos foram presos em São Leopoldo durante o ano. Segundo o prefeito Ary Vanazzi, esse conjunto entre as polícias está trabalhando contra a marginalidade, a drogatização e os roubos na cidade.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Direção da Escola Caic Victor Becker apresenta ao vereador Carlos Fleck (PT) estrutura para Escola Técnica

          Reunido com o vereador Carlos Fleck (PT), na tarde desta sexta-feira (21/10), o diretor da Escola Estadual Caic Victor Becker, Jorge Ferreira ofereceu estrutura individual para sediar provisoriamente a Escola Técnica Federal. A instituição, localizada na Vila Glória/Scharlau, dispõe de um espaço independente com 11 salas de aula, banheiros e refeitório.
De acordo com Carlos Fleck, a vinda de uma Escola Técnica para São Leopoldo é uma reivindicação antiga de seu mandato. “Aposto na qualificação profissional da juventude. Com a expansão do município na área da tecnologia, temos que preparar os estudantes para que sejam aproveitados para esse mercado de trabalho”, destacou. Segundo o vereador, a Escola Técnica Federal do município será uma extensão da instituição de Pelotas.
Ele informou ainda, que o Ministério da Educação exige uma área de 3 a 4 hectares para instalação da Escola Técnica Federal. Além da Caic Victor Becker, as Escolas Estaduais Olindo Flores, Emílio Sander e a Caic Madezatti também manifestaram interesse em sediar provisoriamente a Escola Técnica. As propostas serão analisadas pela Comissão Especial que encaminha a implantação da Escola Técnica Federal. 

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Carlos Fleck (PT) apóia organização da Marcha para Jesus no dia 29/10 em São Leopoldo



            A 1ª edição da Marcha para Jesus em São Leopoldo, que ocorre no dia 29 de outubro, terá o apoio do mandato do vereador Carlos Fleck (PT). Os detalhes do evento foram acertados durante reunião com o presidente dos Conselhos Municipal e Estadual de Pastores Evangélicos, Rudimar Couto e os organizadores, Rose Guiné e Edson Brow, na última terça-feira (11/10). O evento terá a participação de todas as igrejas evangélicas e será aberto a todos interessados.
            Conforme reforça o vereador Carlos Fleck, a Marcha para Jesus, que tem como tema “Por uma família melhor”, não é destinada apenas aos evangélicos. “Trata-se de um ato ecumênico, que não tem cunho político. O objetivo do evento é fazer uma reflexão sobre a importância da família e esse tema é fundamental para a sociedade de hoje”, afirmou.
            Segundo o pastor Rudimar Couto a expectativa é reunir 5 mil pessoas. “Esperamos caravanas de várias cidades do Vale do Sinos, Estado e país. A marcha tem como enfoque a unidade das igrejas”, ressaltou.
O evento acontece no Brasil desde 1993. A primeira edição ocorreu em São Paulo com a presença de 350 mil pessoas. A edição deste ano, no Estado paulista, contou com 5 milhões de participantes. A Marcha para Jesus estréia em São Leopoldo no sábado, dia 29 de outubro. A concentração está prevista para às 13h, na Rua Independência com a Avenida João Corrêa. O percurso encerra no largo Rui Porto, onde haverá o “Louvorzão” com a atração nacional Ministério Ipiranga. A atividade é promovida pelo Conselho de Pastores Evangélicos. Mais informações no site: http://www.marchaparajesussl.com.br/

Câmara homenageia 50 anos da Escola Otília Rieth

A sessão especial em homenagem aos 50 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Otília Carvalho Rieth emocionou a comunidade da Zona Norte. O evento foi realizado na noite de 19 de outubro, na sede da instituição, no bairro Jardim Viaduto. A mesa foi composta pelas seguintes autoridades: o presidente do Legislativo Municipal, Ary Moura e os vereadores Nestor Schwertner (PT), Carlos Fleck (PT) e Alexandre Schuh; o diretor da Escola Otília Rieth, Leonardo Seelig; a presidente do Conselho Escolar, Sílvia Maria Kunrath; a vice-presidente do Círculo de Pais e Mestres, Simone Brand Vieira e a secretária municipal de Educação, Leocádia Schoffen.
A instituição começou sua história em 1961, quando a Zona Norte ainda não tinha urbanização. No histórico apresentado, foi destacada a falta de estrutura do antigo “coleginho”, que atualmente atende mais de mil alunos do ensino fundamental. Carlos Fleck saudou o trabalho realizado pela direção da Otília Rieth. “A Escola reflete aquilo que a direção faz e percebemos os resultados positivos na vida dos jovens da Zona Norte”, disse. Fleck comentou sobre o lançamento do primeiro lote de chips da HT Micron, na última segunda-feira (17/10). “Essa empresa precisará de mão de obra qualificada em Tecnologia e por isso temos de preparar nossos jovens para ocupar as vagas oferecidas. Por isso, batalhamos a implantação da Escola Técnica Federal no município”, reforçou.
O diretor da Escola Otília Rieth, Leonardo Seelig, agradeceu a homenagem da Câmara Municipal e saudou os pais. “Obrigada por vocês depositarem a confiança em nós professores, deixando seus filhos aqui”, reconheceu. A secretária municipal de Educação, Leocádia Schoffen enfatizou que a educação vem de casa. “Contamos com a ajuda dos pais, que dentro de casa devem passar valores aos seus filhos para que eles cheguem à Escola prontos para receber a aprendizagem dos professores”, salientou.   
A Câmara Municipal ofereceu uma placa de homenagem à direção da Escola e certificados para as ex-diretoras. O evento contou com apresentações culturais dos alunos e professores. Após a sessão, a comunidade escolar, vereadores e participantes confraternizaram com direito a bolo de aniversário.

Carlos Fleck (PT) participou na vinda da HT Micron e no lançamento do primeiro chip

        O lançamento do primeiro lote de chips encapsulados no Rio Grande do Sul foi motivo de orgulho para o vereador Carlinhos Fleck, durante ato oficial realizado no dia 17 de outubro, no Parque Tecnológico da Unisinos. Ele foi um dos responsáveis pela vinda da empresa para o município, no período em que atuou como secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Social. Todas as articulações e as negociações que resultaram na vinda da HT Micron para nossa cidade passaram pela pasta do então secretario Carlinhos Fleck. A atividade teve a presença do governador do Estado, Tarso Genro, que conheceu as instalações provisórias da empresa e recebeu da direção da HT Micron uma placa com um chip, simbolizando o primeiro lote. Estiveram presentes no evento os executivos da HT Micron, o prefeito municipal de São Leopoldo, Ary Vanazzi, secretários municipais e estaduais de governo, vereadores, deputados e empresários.
O vereador Fleck avalia que a HT Micron vai gerar trabalho, renda e crescimento econômico para o município. “Com a abertura de mais de 1.000 empregos na empresa, precisamos urgentemente qualificar nossos jovens para que sejam aproveitados. Assim, é extremamente importante apressarmos a implantação provisória da Escola Técnica Federal na cidade, a fim de ofertar cursos na área de tecnologia, mão de obra necessária para HT Micron e empresas deste porte”, garantiu. 

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Almoço: "Marcha para Jesus"

Vereador Carlinhos Fleck e demais integrantes da comissão organizadora

         A coordenação da “Marcha para Jesus” organizou no ultimo domingo (09/10), no restaurante do Clube Esportivo Aimoré, um almoço para mais de 100 Pastores e suas esposas.
          Foi um almoço de louvor a Deus e mobilização para o evento, que ocorrerá no próximo dia 29 de outubro as 13h, com concentração na Rua Independência, esquina João Correa.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Carlos Fleck (PT) protocola na Câmara pedido para Comissão Especial Pró Escola Técnica Federal

O vereador Carlos Fleck protocolou hoje (11/10), na Câmara Municipal de São Leopoldo, o pedido para criação da Comissão Especial Pró Escola Técnica Federal. A finalidade da Comissão Especial será encaminhar a instalação da Escola Técnica em São Leopoldo. Essa iniciativa foi aprovada na audiência pública sobre o tema, realizada em setembro, pelo vereador Carlos Fleck. Na ocasião, o secretário de Educação Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco confirmou a vinda da Escola Técnica Federal para o município.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Direção da Escola Caic Madezatti pede apoio de Carlos Fleck (PT) para oferecer ensino técnico


             A direção da Escola Estadual Caic Madezatti, da Feitoria, manifestou interesse em oferecer ensino técnico para os alunos, durante reunião com o vereador Carlos Fleck (PT), na manhã desta segunda-feira (10/10), na sede da instituição. A diretora da Escola, Adriana Maria Marcolan Zandoná  ofertou quatro salas noturnas e uma área de terra para a instalação da Escola Técnica Federal. “Acompanhei nas notícias que havia essa possibilidade e estamos colocando nossa Escola à disposição, pois sabemos da necessidade de mão de obra qualificada existente no mercado e queremos capacitar nossos jovens”, salientou a diretora.
            Carlos Fleck esclareceu que a vinda de uma Escola Técnica para São Leopoldo é uma reivindicação antiga de seu mandato. “Aposto na qualificação profissional da juventude. Com a expansão do município na área da tecnologia, temos que preparar os estudantes para que sejam aproveitados para esse mercado de trabalho”, destacou. Segundo o vereador, a Escola Técnica Federal do município será uma extensão da instituição de Pelotas.
Ele informou ainda, que o Ministério da Educação exige uma área de 3 a 4 hectares para instalação da Escola Técnica Federal. “Até o momento, as Escolas Estaduais Olindo Flores, Emílio Sander e a Caic Madezatti manifestaram interesse em sediar provisoriamente a Escola Técnica, disponibilizando salas de aula, pois não possuem a área exigida pelo MEC. Essas instituições serão analisadas e uma delas poderá ser a sede provisória, que iniciará os cursos no primeiro semestre de 2012”, explicou. A vinda da Escola Técnica Federal para São Leopoldo foi afirmada pelo secretário de Educação Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, durante audiência pública promovida por Carlos Fleck, no mês passado.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Carlos Fleck (PT) visita Escola Estadual Emílio Sander


            O vereador Carlos Fleck (PT) esteve reunido, na tarde desta sexta-feira (7/10), com a diretora da Escola Estadual Emílio Sander, Terezinha Kowalski. Durante a conversa, a diretora manifestou interesse em disponibilizar quatro salas de aula para a implantação da Escola Técnica Federal. “Temos empresas próximas a nossa Escola, no bairro Arroio da Manteiga. Os empresários nos cobram o oferecimento de cursos técnicos para garantir mão de obra”, justificou. Carlos Fleck considerou a iniciativa louvável. “Sou um defensor do ensino técnico. No meu mandato procuro viabilizar qualificação profissional aos jovens. Sabemos que a região da Zona Norte tem o Distrito Industrial, que precisará de serviços qualificados”, declarou Fleck.
             De acordo com o vereador, a proposta apresentada pela direção da Emílio Sander será avaliada pela Comissão que está implantando a Escola Técnica Federal.  A direção da Escola Estadual Olindo Flores também se colocou à disposição, após a realização da audiência pública realizada por Carlos Fleck, no mês passado. As escolas que demonstraram interesse em sediar a escola Técnica não possuem o espaço exigido pelo Ministério da Educação que é de 3 a 4 hectares de terra.“Para acelerar o funcionamento dos cursos técnicos, a solução é que as disponibilizem salas para começar as aulas no primeiro semestre de 2012. Trata-se de uma sede provisória da Escola Técnica Federal”, esclareceu o vereador.
            Durante a conversa, a diretora pediu o apoio do vereador Carlos Fleck para viabilizar a construção de uma quadra poliesportiva para a Escola. De acordo com ele, o mandato vai encaminhar a reivindicação para os órgãos competentes.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Carlos Fleck (PT) traz sede provisória da Escola Técnica Federal para Escola Olindo Flores




Na tarde desta quinta-feira (29/9), o vereador Carlos Fleck (PT) apresentou à coordenação da 2ª Coordenadoria Regional de Educação a proposta de disponibilizar salas da Escola Estadual Olindo Flores da Silva, na Zona Norte, como sede provisória da Escola Técnica Federal.

Participaram da reunião a coordenadora adjunta da 2ª CRE, Rosana Chinazzo, a chefe de gabinete, Mariléia Sell e a coordenadora do EJA da Secretaria Municipal de Educação, Elisete Bernardi Garcia. Segundo Fleck, o objetivo dessa iniciativa é atender a demanda em educação técnica reivindicada pela população da Zona Norte do município. A proposta foi bem recebida pela 2ª CRE. “Sabemos da carência de mão de obra qualificada nas áreas profissionalizantes em toda a cidade. Mas já que se trata de um grande contingente de alunos nossos nesta região e temos espaço físico disponível, incentivamos essa possibilidade”, disse a coordenadora Rosana Chinazzo. A proposta está em análise e pode ser concretizada nos próximos dias.

A proposta foi articulada por Carlos Fleck, durante reunião realizada no dia 13 de setembro, com o diretor da Escola Estadual Olindo Flores da Silva, Jorge Lothar Von Müller, a vice-diretora da escola, Wanda Duarte e a presidente do Conselho Escolar, Márcia Mittmann. “Depois de nossa audiência pública, a direção da Olindo Flores manifestou interesse em sediar a Escola Técnica Federal. Como não há espaço físico suficiente, pois a exigência vai de 3 a 4 hectares, sugerimos que a Escola disponibilizasse salas para a instalação da sede provisória da Escola Técnica. Assim, no primeiro semestre de 2012, a Olindo ofereceria cursos técnicos em Tecnologia da Informação, área carente de mão de obra qualificada”, esclareceu Fleck. “Depois do período provisório, a Olindo Flores pode prosseguir com os cursos técnicos de Tecnologia com recursos do Estado”, assegurou.

A vinda da Escola Técnica Federal para São Leopoldo foi afirmada pelo secretário de Educação Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, durante audiência pública promovida por Carlos Fleck.

O vereador salientou que a vinda de uma escola técnica para São Leopoldo foi uma grande conquista para seu mandato, que sempre defendeu educação qualificada para os jovens da cidade. “Esse tema também é desenvolvido pelos mandatos dos deputados Ronaldo Zulke e Ana Affonso, que lutaram pela escola técnica federal no município”, referendou. “O mercado tecnológico está em ascensão na cidade e carece de mão de obra qualificada, por isso precisamos capacitar nossos jovens para ocupar essas vagas”, salientou.

Carlinhos Fleck (PT) apóia iniciativa da ACIS-SL para valorização do comércio da Avenida Henrique Bier


          Tendo o empreendedorismo como bandeira de seu mandato, o vereador Carlinhos Fleck (PT) apoia o projeto de valorização do comércio da Avenida Bier (bairro Campina) apresentado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de São Leopoldo/RS. O projeto foi lançado no dia 17 de agosto, na sede da entidade, durante reunião entre a ACIS/SL e comerciantes locais com a presença do vereador Fleck. Para antecipar o projeto, no mês de julho, a ACIS/SL desenvolveu várias ações no bairro como a aplicação de questionários, filmagem dos estabelecimentos e realização do “cliente oculto”. Na ocasião, a ACIS apresentou um plano de ação e exibiu um vídeo que retrata a situação atual do comércio no bairro Campina.

          O projeto conta com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Carlinhos Fleck comemorou a iniciativa da ACIS/SL. “Parabenizei a ACIS por essa iniciativa, pois sou um parceiro para realização do projeto. No meu mandato como vereador quando estava frente à SEMEDES sempre atuei na busca de benefícios, qualificação e incentivo aos empresários da nossa cidade. O bairro Campina tem um grande potencial de desenvolvimento, pois ao longo da Av. Henrique Bier encontra-se os mais variados tipos de comércio e serviços. Os empresários da região mereciam este projeto”, declarou.

Audiência pública confirma Escola Técnica Federal


   
Durante audiência pública de autoria do vereador Carlos Fleck (PT), realizada no dia 9 de setembro, o secretário de Educação Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco confirmou a possibilidade de uma Escola Técnica Federal para o município. Participaram da atividade o reitor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense, Antônio Carlos Brod; o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Fernando Menezes; o deputado federal, Ronaldo Zulke; a deputada estadual, Ana Affonso; o presidente da Câmara Municipal, Ary Moura e demais vereadores.

Carlos Fleck salientou que a vinda de uma escola técnica para São Leopoldo foi uma grande conquista para seu mandato, que sempre defendeu educação qualificada para os jovens da cidade. “Esse tema também é desenvolvido pelos mandatos dos deputados Ronaldo Zulke e Ana Affonso, que lutaram pela escola técnica federal no município”, referendou. “O mercado tecnológico está em ascensão na cidade e carece de mão de obra qualificada, por isso precisamos capacitar nossos jovens para ocupar essas vagas”, salientou. O secretário Fernando Menezes reforçou a necessidade do município em investir na educação técnica para atender a demanda em tecnologia da informação. “Nosso objetivo é que as empresas possam aproveitar a mão de obra do nosso município”, reforçou.

Para o reitor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense, Antônio Carlos Brod, o desafio é trazer para São Leopoldo uma extensão do Instituto Federal, ligado à Sapucaia. “Mais tarde, a expectativa é que a cidade tenha um campus autônomo”, explicou.

Conforme Eliezer Pacheco, desde o governo do presidente Lula o Brasil aposta na tecnologia. “Até o final do governo Dilma, a meta é sejam criadas 600 escolas técnicas no país”, informou. Segundo ele, a proposta para São Leopoldo é criar um campus avançado de Sapucaia. “A contrapartida do município será oferecer uma área de 3 a 4 hectares e o restante da escola técnica deve ser mantida com recursos federais.

O prefeito Vanazzi ressaltou que a luta para trazer escolas técnicas para o município não é de hoje. “Pensamos no futuro de nossos jovens. Desde que nossa cidade ficou reconhecida no mercado metal-mecânico temos a característica de inovação. Com o Parque Tecnológico e a vinda de empresas para o município, nosso compromisso é qualificar a juventude para atender essa demanda de mercado. Pretendemos inserir tecnologia nos currículos escolares, preparando os estudantes para o crescimento tecnológico da cidade”, manifestou.

Escola Técnica Federal em São Leopoldo é garantida com apoio de Carlinhos Fleck e Fernando Menezes


            
Em reunião com o secretário de Educação Profissional e Tecnologia do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, em Brasília, o vereador Carlinhos Fleck (PT) e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Fernando Menezes garantiram a vinda de uma Escola Técnica Federal para São Leopoldo. Por orientação do Ministério da Educação, a Escola terá de ser instalada numa área de 30 a 50 mil metros quadrados. Carlinhos Fleck justifica que por causa dessa exigência é que a instituição não poderá ser construída no espaço do antigo prédio do Fórum do município. “A Escola Técnica precisa de uma área extensa para uma futura expansão”, disse.

O vereador Fleck comemorou a conquista da Escola Técnica Federal, iniciativa que começou no seu primeiro mandato e prosseguiu em sua gestão como secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Social. “Mantenho contato com o Eliezer desde meu primeiro mandato e depois que deixei a pasta do Desenvolvimento Econômico continuei acompanhando esse tema com o secretário Fernando Menezes. Considero que a Escola Técnica será um ganho para o município e para a qualificação profissional dos jovens”, salientou.

Audiência pública:Carlinhos Fleck esclareceu que o Ministério da Educação fará uma parceria com o município para viabilizar a instalação da Escola Técnica na cidade. No dia 9 de setembro, às 18h, o vereador promove uma audiência pública na Câmara Municipal para debater com a comunidade os temas da Escola Técnica. “A instituição deve priorizar a tecnologia, mas queremos identificar com a sociedade as demais áreas profissionalizantes”, observou.

Convite para inauguração do Centro de Comercialização do município:O vereador aproveitou sua ida a Brasília para convidar a ministra do Desenvolvimento Econômico e Social para a inauguração do Centro de Comercialização de São Leopoldo, que ocorre de 9 a 11 de outubro deste ano, na cidade. Esse projeto foi iniciado na época em que Carlinhos Fleck foi secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Social.

Carlinhos Fleck (PT) cumpriu agenda em Brasília para viabilizar ações em prol do município

          O vereador Carlinhos Fleck (PT) esteve em Brasília, cumprindo uma extensa agenda com os ministérios. O objetivo da viagem foi buscar incentivo a projetos de desenvolvimento econômico, educação técnica e turismo, que podem ser implantados no município.
          O roteiro de reuniões iniciou às 10h30, quando o vereador reúniu-se com o secretário de Educação Profissional e Tecnologia do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco. Carlinhos Fleck defende a vinda de uma Escola Técnica Federal para São Leopoldo. Às 14h30, o vereador teve uma reunião com a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campelo. Ele a convidou para a inauguração do centro de Comercialização de São Leopoldo, que ocorre de 9 a 11 de outubro deste ano, na cidade. Esse projeto foi iniciado na época em que Carlinhos Fleck foi secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Social. Às 16h30, Fleck reuniu-se com o ministro do Turismo, Pedro Novaes, a fim de protocolar o projeto de renovação da estrutura turística de São Leopoldo. “Minha intenção é buscar incentivo para viabilizar os pórticos de entrada da cidade”, explicou o vereador.

Vereador Carlinhos (PT) ajuda a organizar evento das igrejas evangélicas em São Leopoldo



                Em  apoio  ao  Conselho  de  Pastores  Evangélicos  de  São  Leopoldo,  o  vereador Carlinhos Fleck (PT) e os integrantes do grupo, Rose e Edson Guiné estiveram reunidos com a secretária municipal de Segurança Pública, Eliene Amorin. O objetivo do Conselho é organizar a “Caminhada para Jesus” um evento promovido pelas igrejas evangélicas, que ocorre no mundo e em várias cidades brasileiras, no dia 29 de outubro. Conforme os organizadores, a intenção é que no município a caminhada tenha concentração na Rua Independência, com Amadeo Rossi, seguindo pela Independência até chegar ao Ginásio Municipal Celso Morbach, onde haverá shows e um “louvorzão”.
                Conforme explicou Fleck, o objetivo da conversa com a secretária Eliene foi garantir as alterações no trânsito e a segurança da caminhada. “Pretendo conversar com a Câmara de Dirigentes Lojistas para que o comércio seja receptivo ao evento. Será uma oportunidade de mostrarmos aos participantes de outras cidades que o comércio do município tem um bom potencial econômico”, observou. De acordo com Edson Guiné, como é uma atividade para Deus e Jesus não há motivos para causar indisposição aos condutores, pedestres e comércio local. Segundo Rose Guiné, a atividade contará com quatro trios elétricos e muitos shows. “Queremos que essa caminhada faça parte do calendário de eventos da cidade. Estamos convidando todos, mesmo de outras igrejas”, reforçou.
             

Carlos Fleck (PT) protocola requerimento pelo fim do projeto sugestão dos vereadores

O vereador Carlinhos Fleck ocupou a tribuna para comunicar que protocolou um requerimento na Câmara Municipal, pedindo o fim do Projeto Sugestão. De acordo com Fleck, a intenção é pedir que a mesa diretora cumpra com o regimento interno do Legislativo Municipal e não aceite o referido projeto, que confronta com o artigo nº 78. “O Projeto Sugestão não tem amparo legal e burla o procedimento legislativo municipal”, explicou. “As sugestões devem ser feitas por requerimento”, defendeu.
O projeto sugestão é usado quando o vereador sugere um projeto que esbarra em questões inconstitucionais, repassando ao Executivo a sugestão. Segundo o presidente da Câmara Municipal, Ary Moura, a solicitação do vereador Carlinhos Fleck vai ser analisada com atenção.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Carlos Fleck (PT) considera HT Micron como grande geradora de emprego e renda no município

O vereador Carlinhos Fleck (PT) participou do ato de assinatura da licença ambiental para a construção da empresa HT Micron, que será instalada no Parque Tecnológico da Unisinos, o Tecnosinos.  A atividade ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura. Serão investidos US$ 400 milhões e o empreendimento vai gerar 1,3 mil empregos. Carlinhos Fleck foi um dos responsáveis pela vinda da HT Micron para o município, no período em que foi secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Social (2009/2011).
Durante sua manifestação no ato, Fleck comparou o investimento da HT Micron no Tecnosinos à conquista da Carteira de Habilitação para um jovem de 18 anos. “Isto atesta a maioridade do Parque Tecnológico, que está transcendendo os limites do Rio Grande do Sul e buscando investimentos de grande porte. Desde 2005, o prefeito Vanazzi viu no Tecnosinos o grande impulsionador de geração de emprego, renda e de crescimento”. Para Fleck, a concessão da licença ambiental para a empresa é um dos atos mais importantes dos últimos anos, proporcionando ganhos para a cidade e para a população.
Empresa - A HT Micron é uma joint venture formada pela sul-coreana Hana Micron e pela gaúcha Altus. Fundada em 2001, a Hana Micron atua no mercado mundial de semicondutores e tem como clientes a Samsung e a Hynix. A Altus começou a operar em 1982 e é líder nacional entre empresas que utilizam tecnologia própria na área de automação e controle de processos industriais. A HT Micron é a única do Brasil no ramo de encapsulamento e testes de semicondutores, responsável por 70% dos chips no mercado mundial. Desses, 20% serão fabricados no município.