quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Audiência pública confirma Escola Técnica Federal


   
Durante audiência pública de autoria do vereador Carlos Fleck (PT), realizada no dia 9 de setembro, o secretário de Educação Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco confirmou a possibilidade de uma Escola Técnica Federal para o município. Participaram da atividade o reitor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense, Antônio Carlos Brod; o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Fernando Menezes; o deputado federal, Ronaldo Zulke; a deputada estadual, Ana Affonso; o presidente da Câmara Municipal, Ary Moura e demais vereadores.

Carlos Fleck salientou que a vinda de uma escola técnica para São Leopoldo foi uma grande conquista para seu mandato, que sempre defendeu educação qualificada para os jovens da cidade. “Esse tema também é desenvolvido pelos mandatos dos deputados Ronaldo Zulke e Ana Affonso, que lutaram pela escola técnica federal no município”, referendou. “O mercado tecnológico está em ascensão na cidade e carece de mão de obra qualificada, por isso precisamos capacitar nossos jovens para ocupar essas vagas”, salientou. O secretário Fernando Menezes reforçou a necessidade do município em investir na educação técnica para atender a demanda em tecnologia da informação. “Nosso objetivo é que as empresas possam aproveitar a mão de obra do nosso município”, reforçou.

Para o reitor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense, Antônio Carlos Brod, o desafio é trazer para São Leopoldo uma extensão do Instituto Federal, ligado à Sapucaia. “Mais tarde, a expectativa é que a cidade tenha um campus autônomo”, explicou.

Conforme Eliezer Pacheco, desde o governo do presidente Lula o Brasil aposta na tecnologia. “Até o final do governo Dilma, a meta é sejam criadas 600 escolas técnicas no país”, informou. Segundo ele, a proposta para São Leopoldo é criar um campus avançado de Sapucaia. “A contrapartida do município será oferecer uma área de 3 a 4 hectares e o restante da escola técnica deve ser mantida com recursos federais.

O prefeito Vanazzi ressaltou que a luta para trazer escolas técnicas para o município não é de hoje. “Pensamos no futuro de nossos jovens. Desde que nossa cidade ficou reconhecida no mercado metal-mecânico temos a característica de inovação. Com o Parque Tecnológico e a vinda de empresas para o município, nosso compromisso é qualificar a juventude para atender essa demanda de mercado. Pretendemos inserir tecnologia nos currículos escolares, preparando os estudantes para o crescimento tecnológico da cidade”, manifestou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário