quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Carlos Fleck (PT) traz sede provisória da Escola Técnica Federal para Escola Olindo Flores




Na tarde desta quinta-feira (29/9), o vereador Carlos Fleck (PT) apresentou à coordenação da 2ª Coordenadoria Regional de Educação a proposta de disponibilizar salas da Escola Estadual Olindo Flores da Silva, na Zona Norte, como sede provisória da Escola Técnica Federal.

Participaram da reunião a coordenadora adjunta da 2ª CRE, Rosana Chinazzo, a chefe de gabinete, Mariléia Sell e a coordenadora do EJA da Secretaria Municipal de Educação, Elisete Bernardi Garcia. Segundo Fleck, o objetivo dessa iniciativa é atender a demanda em educação técnica reivindicada pela população da Zona Norte do município. A proposta foi bem recebida pela 2ª CRE. “Sabemos da carência de mão de obra qualificada nas áreas profissionalizantes em toda a cidade. Mas já que se trata de um grande contingente de alunos nossos nesta região e temos espaço físico disponível, incentivamos essa possibilidade”, disse a coordenadora Rosana Chinazzo. A proposta está em análise e pode ser concretizada nos próximos dias.

A proposta foi articulada por Carlos Fleck, durante reunião realizada no dia 13 de setembro, com o diretor da Escola Estadual Olindo Flores da Silva, Jorge Lothar Von Müller, a vice-diretora da escola, Wanda Duarte e a presidente do Conselho Escolar, Márcia Mittmann. “Depois de nossa audiência pública, a direção da Olindo Flores manifestou interesse em sediar a Escola Técnica Federal. Como não há espaço físico suficiente, pois a exigência vai de 3 a 4 hectares, sugerimos que a Escola disponibilizasse salas para a instalação da sede provisória da Escola Técnica. Assim, no primeiro semestre de 2012, a Olindo ofereceria cursos técnicos em Tecnologia da Informação, área carente de mão de obra qualificada”, esclareceu Fleck. “Depois do período provisório, a Olindo Flores pode prosseguir com os cursos técnicos de Tecnologia com recursos do Estado”, assegurou.

A vinda da Escola Técnica Federal para São Leopoldo foi afirmada pelo secretário de Educação Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, durante audiência pública promovida por Carlos Fleck.

O vereador salientou que a vinda de uma escola técnica para São Leopoldo foi uma grande conquista para seu mandato, que sempre defendeu educação qualificada para os jovens da cidade. “Esse tema também é desenvolvido pelos mandatos dos deputados Ronaldo Zulke e Ana Affonso, que lutaram pela escola técnica federal no município”, referendou. “O mercado tecnológico está em ascensão na cidade e carece de mão de obra qualificada, por isso precisamos capacitar nossos jovens para ocupar essas vagas”, salientou.

Carlinhos Fleck (PT) apóia iniciativa da ACIS-SL para valorização do comércio da Avenida Henrique Bier


          Tendo o empreendedorismo como bandeira de seu mandato, o vereador Carlinhos Fleck (PT) apoia o projeto de valorização do comércio da Avenida Bier (bairro Campina) apresentado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de São Leopoldo/RS. O projeto foi lançado no dia 17 de agosto, na sede da entidade, durante reunião entre a ACIS/SL e comerciantes locais com a presença do vereador Fleck. Para antecipar o projeto, no mês de julho, a ACIS/SL desenvolveu várias ações no bairro como a aplicação de questionários, filmagem dos estabelecimentos e realização do “cliente oculto”. Na ocasião, a ACIS apresentou um plano de ação e exibiu um vídeo que retrata a situação atual do comércio no bairro Campina.

          O projeto conta com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Carlinhos Fleck comemorou a iniciativa da ACIS/SL. “Parabenizei a ACIS por essa iniciativa, pois sou um parceiro para realização do projeto. No meu mandato como vereador quando estava frente à SEMEDES sempre atuei na busca de benefícios, qualificação e incentivo aos empresários da nossa cidade. O bairro Campina tem um grande potencial de desenvolvimento, pois ao longo da Av. Henrique Bier encontra-se os mais variados tipos de comércio e serviços. Os empresários da região mereciam este projeto”, declarou.

Audiência pública confirma Escola Técnica Federal


   
Durante audiência pública de autoria do vereador Carlos Fleck (PT), realizada no dia 9 de setembro, o secretário de Educação Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco confirmou a possibilidade de uma Escola Técnica Federal para o município. Participaram da atividade o reitor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense, Antônio Carlos Brod; o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Fernando Menezes; o deputado federal, Ronaldo Zulke; a deputada estadual, Ana Affonso; o presidente da Câmara Municipal, Ary Moura e demais vereadores.

Carlos Fleck salientou que a vinda de uma escola técnica para São Leopoldo foi uma grande conquista para seu mandato, que sempre defendeu educação qualificada para os jovens da cidade. “Esse tema também é desenvolvido pelos mandatos dos deputados Ronaldo Zulke e Ana Affonso, que lutaram pela escola técnica federal no município”, referendou. “O mercado tecnológico está em ascensão na cidade e carece de mão de obra qualificada, por isso precisamos capacitar nossos jovens para ocupar essas vagas”, salientou. O secretário Fernando Menezes reforçou a necessidade do município em investir na educação técnica para atender a demanda em tecnologia da informação. “Nosso objetivo é que as empresas possam aproveitar a mão de obra do nosso município”, reforçou.

Para o reitor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense, Antônio Carlos Brod, o desafio é trazer para São Leopoldo uma extensão do Instituto Federal, ligado à Sapucaia. “Mais tarde, a expectativa é que a cidade tenha um campus autônomo”, explicou.

Conforme Eliezer Pacheco, desde o governo do presidente Lula o Brasil aposta na tecnologia. “Até o final do governo Dilma, a meta é sejam criadas 600 escolas técnicas no país”, informou. Segundo ele, a proposta para São Leopoldo é criar um campus avançado de Sapucaia. “A contrapartida do município será oferecer uma área de 3 a 4 hectares e o restante da escola técnica deve ser mantida com recursos federais.

O prefeito Vanazzi ressaltou que a luta para trazer escolas técnicas para o município não é de hoje. “Pensamos no futuro de nossos jovens. Desde que nossa cidade ficou reconhecida no mercado metal-mecânico temos a característica de inovação. Com o Parque Tecnológico e a vinda de empresas para o município, nosso compromisso é qualificar a juventude para atender essa demanda de mercado. Pretendemos inserir tecnologia nos currículos escolares, preparando os estudantes para o crescimento tecnológico da cidade”, manifestou.

Escola Técnica Federal em São Leopoldo é garantida com apoio de Carlinhos Fleck e Fernando Menezes


            
Em reunião com o secretário de Educação Profissional e Tecnologia do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, em Brasília, o vereador Carlinhos Fleck (PT) e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Fernando Menezes garantiram a vinda de uma Escola Técnica Federal para São Leopoldo. Por orientação do Ministério da Educação, a Escola terá de ser instalada numa área de 30 a 50 mil metros quadrados. Carlinhos Fleck justifica que por causa dessa exigência é que a instituição não poderá ser construída no espaço do antigo prédio do Fórum do município. “A Escola Técnica precisa de uma área extensa para uma futura expansão”, disse.

O vereador Fleck comemorou a conquista da Escola Técnica Federal, iniciativa que começou no seu primeiro mandato e prosseguiu em sua gestão como secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Social. “Mantenho contato com o Eliezer desde meu primeiro mandato e depois que deixei a pasta do Desenvolvimento Econômico continuei acompanhando esse tema com o secretário Fernando Menezes. Considero que a Escola Técnica será um ganho para o município e para a qualificação profissional dos jovens”, salientou.

Audiência pública:Carlinhos Fleck esclareceu que o Ministério da Educação fará uma parceria com o município para viabilizar a instalação da Escola Técnica na cidade. No dia 9 de setembro, às 18h, o vereador promove uma audiência pública na Câmara Municipal para debater com a comunidade os temas da Escola Técnica. “A instituição deve priorizar a tecnologia, mas queremos identificar com a sociedade as demais áreas profissionalizantes”, observou.

Convite para inauguração do Centro de Comercialização do município:O vereador aproveitou sua ida a Brasília para convidar a ministra do Desenvolvimento Econômico e Social para a inauguração do Centro de Comercialização de São Leopoldo, que ocorre de 9 a 11 de outubro deste ano, na cidade. Esse projeto foi iniciado na época em que Carlinhos Fleck foi secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Social.

Carlinhos Fleck (PT) cumpriu agenda em Brasília para viabilizar ações em prol do município

          O vereador Carlinhos Fleck (PT) esteve em Brasília, cumprindo uma extensa agenda com os ministérios. O objetivo da viagem foi buscar incentivo a projetos de desenvolvimento econômico, educação técnica e turismo, que podem ser implantados no município.
          O roteiro de reuniões iniciou às 10h30, quando o vereador reúniu-se com o secretário de Educação Profissional e Tecnologia do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco. Carlinhos Fleck defende a vinda de uma Escola Técnica Federal para São Leopoldo. Às 14h30, o vereador teve uma reunião com a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campelo. Ele a convidou para a inauguração do centro de Comercialização de São Leopoldo, que ocorre de 9 a 11 de outubro deste ano, na cidade. Esse projeto foi iniciado na época em que Carlinhos Fleck foi secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Social. Às 16h30, Fleck reuniu-se com o ministro do Turismo, Pedro Novaes, a fim de protocolar o projeto de renovação da estrutura turística de São Leopoldo. “Minha intenção é buscar incentivo para viabilizar os pórticos de entrada da cidade”, explicou o vereador.

Vereador Carlinhos (PT) ajuda a organizar evento das igrejas evangélicas em São Leopoldo



                Em  apoio  ao  Conselho  de  Pastores  Evangélicos  de  São  Leopoldo,  o  vereador Carlinhos Fleck (PT) e os integrantes do grupo, Rose e Edson Guiné estiveram reunidos com a secretária municipal de Segurança Pública, Eliene Amorin. O objetivo do Conselho é organizar a “Caminhada para Jesus” um evento promovido pelas igrejas evangélicas, que ocorre no mundo e em várias cidades brasileiras, no dia 29 de outubro. Conforme os organizadores, a intenção é que no município a caminhada tenha concentração na Rua Independência, com Amadeo Rossi, seguindo pela Independência até chegar ao Ginásio Municipal Celso Morbach, onde haverá shows e um “louvorzão”.
                Conforme explicou Fleck, o objetivo da conversa com a secretária Eliene foi garantir as alterações no trânsito e a segurança da caminhada. “Pretendo conversar com a Câmara de Dirigentes Lojistas para que o comércio seja receptivo ao evento. Será uma oportunidade de mostrarmos aos participantes de outras cidades que o comércio do município tem um bom potencial econômico”, observou. De acordo com Edson Guiné, como é uma atividade para Deus e Jesus não há motivos para causar indisposição aos condutores, pedestres e comércio local. Segundo Rose Guiné, a atividade contará com quatro trios elétricos e muitos shows. “Queremos que essa caminhada faça parte do calendário de eventos da cidade. Estamos convidando todos, mesmo de outras igrejas”, reforçou.
             

Carlos Fleck (PT) protocola requerimento pelo fim do projeto sugestão dos vereadores

O vereador Carlinhos Fleck ocupou a tribuna para comunicar que protocolou um requerimento na Câmara Municipal, pedindo o fim do Projeto Sugestão. De acordo com Fleck, a intenção é pedir que a mesa diretora cumpra com o regimento interno do Legislativo Municipal e não aceite o referido projeto, que confronta com o artigo nº 78. “O Projeto Sugestão não tem amparo legal e burla o procedimento legislativo municipal”, explicou. “As sugestões devem ser feitas por requerimento”, defendeu.
O projeto sugestão é usado quando o vereador sugere um projeto que esbarra em questões inconstitucionais, repassando ao Executivo a sugestão. Segundo o presidente da Câmara Municipal, Ary Moura, a solicitação do vereador Carlinhos Fleck vai ser analisada com atenção.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Carlos Fleck (PT) considera HT Micron como grande geradora de emprego e renda no município

O vereador Carlinhos Fleck (PT) participou do ato de assinatura da licença ambiental para a construção da empresa HT Micron, que será instalada no Parque Tecnológico da Unisinos, o Tecnosinos.  A atividade ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura. Serão investidos US$ 400 milhões e o empreendimento vai gerar 1,3 mil empregos. Carlinhos Fleck foi um dos responsáveis pela vinda da HT Micron para o município, no período em que foi secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Social (2009/2011).
Durante sua manifestação no ato, Fleck comparou o investimento da HT Micron no Tecnosinos à conquista da Carteira de Habilitação para um jovem de 18 anos. “Isto atesta a maioridade do Parque Tecnológico, que está transcendendo os limites do Rio Grande do Sul e buscando investimentos de grande porte. Desde 2005, o prefeito Vanazzi viu no Tecnosinos o grande impulsionador de geração de emprego, renda e de crescimento”. Para Fleck, a concessão da licença ambiental para a empresa é um dos atos mais importantes dos últimos anos, proporcionando ganhos para a cidade e para a população.
Empresa - A HT Micron é uma joint venture formada pela sul-coreana Hana Micron e pela gaúcha Altus. Fundada em 2001, a Hana Micron atua no mercado mundial de semicondutores e tem como clientes a Samsung e a Hynix. A Altus começou a operar em 1982 e é líder nacional entre empresas que utilizam tecnologia própria na área de automação e controle de processos industriais. A HT Micron é a única do Brasil no ramo de encapsulamento e testes de semicondutores, responsável por 70% dos chips no mercado mundial. Desses, 20% serão fabricados no município.