quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Projeto de Lei que dispõe sobre os serviços de táxi de São Leopoldo.

        Hoje a noite em sessão ordinária na Câmara de Vereadores, será votado o Projeto de Lei n° 894, que dispõe sobre os serviços de táxi de São Leopoldo.
        Farei o possível para que o projeto em questão seja retirado da pauta de votação, uma vez que entendo que há muito que se debater. Caso eu não consiga retirar, meu voto será contrário a nova lei.

Feliz e abençoado Natal!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

PT elege delegados para votar nas prévias


Militantes do Partido dos Trabalhadores elegeram domingo (11/11), no Ginásio do Colégio Gustavo Schireiber, os delegados que irão decidir qual será o candidato para prefeito do PT, a ser indicado no próximo dia 17. Um total de 1.822 filiados compareceu as urnas para indicar quantos delegados irão compor cada uma das seis chapas inscritas, para apoiarem um dos dois pré-candidatos:  Nado e Paulo Borba.

Ao todo serão 320 delegados, representando seis forças políticas do PT: Chapa 1 – Por sonhos e lutas, teve 108 votantes, dos quais, pela proporcionalidade, poderão indicar 19 delegados. A Chapa 2 – Socialismo Amplo de luta, apresentou 132 votos e poderá ter 23 delegados. Já a Chapa 3 – Unidade e Socialismo 21, fez 314 votos, 55 deles serão delegados no Encontro Municipal do PT. Pela Chapa 4, denominada A esperança é vermelha, 626 militantes inscreveram-se, 111 destes serão delegados. A Chapa 5, da Democracia Socialista, apresentou 382 nomes, sendo destes 68 delegados. A Chapa 6, cujo nome é Para Vencer São Leopoldo, contou com 251 eleitores, destes 44 serão delegados.

O Encontro Municipal do PT será no dia 17 e segundo o presidente Walter Leo Verbist, nessa oportunidade será definida a tática eleitoral que o partido vai adotar nas próximas eleições, bem como as políticas de alianças e as diretrizes que irão balizar como o PT vai proceder na disputa para prefeito e vereadores em São Leopoldo.

Juliana Leal
Jornalista Bancada PT
Fone: 3579-9200

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Fleck participa da 2ª Audiência Pública para revitalização da Rua Grande

     O vereador Carlinhos Fleck (PT) participou da 2ª Audiência Pública (AP) sobre a revitalização da rua Independência, na última segunda-feira, dia 5. O debate ocorreu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), contando com a participação de representantes do poder público municipal e de comerciantes da popular Rua Grande. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Fernando Menezes, apresentou o projeto com modificações sugeridas pelos cidadãos na 1ª Audiência, realizada em abril e guiou o debate.
     Na oportunidade, foram destacados pontos chaves do projeto, como a importância da reforma do sistema de esgoto da rua, que vai separar o esgoto cloacal do pluvial e aumentar o número de bocas de lobo ao longo da rua, evitando alagamentos. Outro ponto importante, apontado pelo Secretário, foi a reforma das redes lógicas (as que incluem cabos de telefonia e internet) e elétricas, que irão melhorar a prestação de serviços na rua. O secretário ainda destacou que o projeto não está estagnado. “Há reunião entre as secretarias envolvidas todas as sextas-feiras, para que o projeto siga melhorando até o início das obras”, divulgou Menezes.
    O Secretário também informou que a prefeitura fará a contratação de uma só empresa, a qual realizará as reformas necessárias, assumindo toda a responsabilidade e agilizando a conclusão das obras.
   O estacionamento somente no lado esquerdo da rua foi abordado do ponto de vista da acessibilidade. Menezes afirmou que é preciso reduzir o estacionamento para que as calçadas sejam alargadas. “Se levarmos em consideração que as orelhas (partes de alargamento da calçada, onde o comércio pode estender-se) vão ser eliminadas completamente, haverá uma compensação de espaço, pois hoje estes artifícios para alargar a calçada em alguns pontos também tiram vagas de estacionamento”, avaliou.
   Quanto ao assunto das mesas dos bares, o arquiteto Sidnei Ilhosa, citou a lei que rege o passeio público. Ela obriga que equipamentos urbanos como lixeiras, postes, árvores e piso tátil para deficientes sejam instalados próximos ao meio fio, deixando espaço para as mesas apenas no lado interno da calçada.
    Em sessão plenária na Câmara de Vereadores de São Leopoldo, na noite de ontem, dia 6, Carlos Fleck registrou o descontentamento com a ausência dos empresários que ainda não conhecem o projeto. Além do vereador, a mesa de autoridades foi composta pela diretora de projetos do Sebrae, Maria Anunziata; por Cristina Stürmer, representando a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de São Leopoldo (Acis-SL); Sandro Cassel, presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur); por Nilo Renato Pereira, do Unicomércio e José Derdi, diretor de eventos da CDL/SL.


Texto e fotos: Rodrigo Blum, edição Juliana Leal